Biodisponibilidade de Nutrientes


    A biodisponibilidade de nutrientes diz respeito à quantidade absorvida e utilizada pelo organismo. Isso porque nem todos os nutrientes consumidos são realmente utilizados, podendo existir interações entre substâncias ou entre os próprios nutrientes dos alimentos, que aumentam ou diminuem a utilização desses nutrientes. Ou seja, certos nutrientes atrapalham na absorção de outros, por isso a combinação de alimentos na dieta é tão importante.
    Um exemplo comum, é a briga que o Ferro tem com o Cálcio. A relação desses dois minerais se torna muito importante no tratamento da anemia ferropriva, que é a anemia por deficiência de Ferro, e muito comum na infância.
    O leite, sendo um alimento comum consumido por crianças, e ele sendo rico em cálcio, se consumido com alimentos ricos em ferro provoca diminuição da utilização do ferro, ou seja, ele atrapalha a absorção do Ferro. Como resultado, a criança pode apresentar anemia, portanto essas duas fontes não devem ser consumidas juntas freqüentemente.
    Ao contrário, quem ajuda na absorção do Ferro, é a vitamina C, e alimentos fontes desses nutrientes devem ser consumidos juntos. Já o Cálcio, é melhor absorvido na presença de Vitamina D.





Nenhum comentário:

Plano de fundo por Natália Pessini Pinto. Tecnologia do Blogger.