Biomassa da Banana Verde: o que é e como fazer?
Nos últimos tempos os alimentos funcionais estão cada vez mais na mídia e presente nas mesas dos brasileiros. Muito tem se falado neles, pelas suas propriedades que previnem doenças. Além de sua função básica de nutrir, os alimentos funcionais produzem efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde de quem os consome nas quantidades adequadas.
A banana tem alto valor nutritivo, tendo em sua composição minerais como potássio, fósforo, cálcio, sódio, magnésio, ferro, manganês, iodo, cobre, alumínio, zinco, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3), vitamina A e C e próteínas em pequenas quantidades. Ela ainda verde possui valores maiores de sais minerais, baixas quantidades de açúcares e altas quantidades de amido resistente (considerado prebiótico) e flavonóides. Esse amido pode ser utilizado como ingrediente de produtos com propriedades funcionais na forma de biomassa e farinha.
A biomassa da banana verde nada mais é que a banana verde cozida e processada. Não apresenta sabor e pode ser adicionada em qualquer receita, como bolos, biscoitos, maionese, massas, etc. Já a farinha, pode ser utilizada substituindo outras farinhas e não prejudica nas características sensoriais das receitas, pois tem sabor suave e cor clara. Você pode encontrá-la em qualquer loja especializada.
Tanto a farinha como a biomassa da banana verde possuem quantidades consideráveis de proteínas, sais minerais, e fibras alimentares. Elas têm propriedades espessantes, aumentando o volume, e aderem valor nutritivo à preparação.
Como fazer a Biomassa?
Existem três tipos: Biomassa da polpa, Biomassa da casca e a biomassa integral (polpa e casca). As mais comuns são a da polpa e a integral. Anota aí:
- Lave bem as bananas verdes ainda com casca e cabinhos, com o auxílio de esponja, água e sabão certificando que a casca esteja íntegra. Em seguida enxágue até a saída total do sabão.
- Pegue uma panela de pressão, coloque as bananas verdes lá dentro e coloque água até cobrí-las.
- Ligue o fogo, espere pegar pressão. Após isso, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 8 minutos.
- Desligue o fogo e espere sair a pressão naturalmente.
- Abra a panela, separe a polpa da casca (se quiser somente a polpa, senão, utilize a polpa e a casca).
- Ela ainda quente, coloque tudo no liquidificador ou processador e bata até virar uma massa consistente.
- Pronto! já pode acrescentar a sua biomassa em vitaminas de frutas, mingais, bolos, e preparações em geral. Sua receita com certeza ficará ainda mais saudável!
- Obs: pode ser guardada na geladeira em um recipiente bem fechado por até 8 dias, e em congelador por até 4 meses. Para isso, ao reutilizar, bata novamente no processador para voltar à sua textura original.
Referências:
CARMO, Ana Flávia dos Santos. Propriedades funcionais da biomassa e farinha de banana verde.- Lorena, 2015. (Monografia apresentada como requisito parcial para a conclusão do curso de Graduação em Engenharia Bioquímica.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário