2º passo para uma alimentação saudável para crianças menores de 2 anos
Olá! Continuando os 10 passos para uma alimentação saudável para crianças menores de 2 anos de idade, agora vai o 2º passo:
Quando se deve introduzir novos alimentos na alimentação do bebê?
A resposta é aos 6 meses de vida da criança, introduzindo de forma lenta e gradual outros alimentos, mas continuando com o leite materno até os dois anos de idade.
As necessidades nutricionais da criança já não são mais atendidas somente com o leite materno, embora este ainda continue sendo uma fonte importante de calorias e nutrientes.
A partir dos 6 meses, a criança já tem maturidade fisiológica e neurológica para receber outros alimentos.
Com a introdução de alimentos complementares é importante que a criança receba água que seja filtrada, tratada ou fervida nos intervalos das refeições.
A partir dos 6 meses a criança não apresenta mais o reflexo de protusão da língua, o que facilita a ingestão de alimentos semi-sólidos; produz as enzimas digestivas em quantidades suficientes para essa nova fase.
Os alimentos complementares, especialmente preparados para a criança, são chamados de alimentos de transição. A partir dos 8 meses de idade a criança já pode receber os alimentos preparados para a família, desde que sem temperos picantes e oferecidos amassados, triturados ou picados em pequenos pedaços.
A introdução desses alimentos complementares deve ser lenta e gradual. A mãe deve ser informada que a criança tende a rejeitar as primeiras ofertas dos alimentos, pois tudo é novo: a colher, a consistência e o sabor.
Esses alimentos não devem substituir o leite materno, e sim complementar, como o nome ja diz.
Sugestões para as diferentes combinações de papas salgadas:
Referência: Ministério da Saúde.10 passos para uma alimentação saudável- Guia alimentar para crianças menores de 2 anos. Brasília, 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário