Kefir de Leite: O que é?

terça-feira, julho 25, 2017


              Esse é um assunto que ainda vai render muitos posts aqui no blog. 
         Afinal, o que é o Kefir? O kefir nada mais é que um probiótico. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Food and Agriculture Organization (FAO), os probióticos são micro-organismos vivos que quando consumidos em quantidades adequadas, conferem efeito benéfico para a saúde. 
             O Kefir pode ser cultivado em água ou em Leite. Cada um deles é diferente, pois o de água só cresce na água com açúcar ou bebidas açucaradas, e o de leite somente em leite de vaca ou de cabra.
          Hoje vamos falar sobre o Kefir de leite. Essas bactérias boas, são adquiridas somente por doação, e elas são em formatos de grãos ou cristais, conferindo aparência parecida com a couve-flor. Esses grãos são as bactérias propriamente ditas. Eles são colocados em um meio em que possam se reproduzir, ou seja, no leite. O Kefir vai se alimentar da lactose (açúcar presente no leite), havendo assim a fermentação e liberação de gases. Em 12 ou 24 horas já é possível ter um resultado, e já vai ter um aspecto de leite cremoso, parecido com o iogurte. Após isso, é só coar e fazer o uso do iogurte, pegar os cristais e fazê-los crescer novamente em um vidro com o leite.
              Ele é composto por 8 leveduras, 2 bactérias acéticas, cerca de 16 lactobacillus, 9 streptococci/lactococci, ácido fólico, ácido pantotênico, Biotina, cálcio, carboidratos, fósforo, gordura, lactase, magnésio, vitamina B3, potássio, proteínas, vitamina B6, triptofano, vitamina B12 e Vitamina K.
         Cultivar kefir requer um pouco de paciência, dedicação e cuidado, visto que cultivar de qualquer maneira pode colocar em risco a vida dessas bactérias. Existem muitos cuidados e regras para cultivar o kefir, que eu ainda vou contar aqui no blog, mas não se desespere, pois não é nenhum bicho de sete cabeças. O melhor de tudo, é que ele vai fazer muito bem para a sua saúde e vai valer muito a pena.
              Abaixo são alguns dos benefícios desse poderoso probiótico:

  1. Protege contra o câncer. Segundos estudos, o kefir pode inibir o crescimento de células cancerosas, mas ainda não foi testado em pessoas.
  2. São antibacterianos: Algumas bactérias do kefir atuam contra bactérias maléficas, atuando contra infecções. O lactobacillus Kefiri, exclusivo dele, segundo alguns estudos, pode inibir o crescimento de bactérias como Salmonella, Helicobacter Pylori e E. Coli.
  3. Melhora sintomas de alergias e asma. Alguns estudos mostraram que o Kefir diminui a inflamação relacionada à alergia e asma, mas ainda assim, é necessário mais estudos em humanos para explorar esses efeitos.
  4. Redução do risco de osteoporose. O kefir feito de leite é uma excelente fonte de cálcio. Se feito com leite integral, possui vitamina K2 com benefícios para a saúde óssea.
  5. Ajudam na saúde intestinal. Eles são altamente eficazes em casos de diarreia e também de constipação, mantendo assim um equilibrio da flora intestinal. Podem levar a melhorias em quadros como Sindrome do intestino irritável e úlceras causadas por H. pylori.
  6. Geralmente é bem tolerado por intolerantes à lactose. Isso se dá porque, as bactérias benéficas presentes no kefir usam a Lactose como substrato para fermentar, ou seja, se alimentam de lactose. No kefir podem conter traços de lactose, dependendo do tempo de fermentação, portanto vai depender também do grau de intolerância que a pessoa tiver.

       Para conseguir uma "mudinha" ou "isca" de Kefir, existem muitos grupos de doação no Facebook. Lá, com certeza você vai encontrar um doador na sua cidade. Se você é de Franca-SP e quiser uma mudinha, é só entrar em contato comigo por mensagem pelo Facebook (AQUI).

            Em breve, teremos posts de como cultivar e cuidar do kefir. Aguarde...




Nenhum comentário:

Plano de fundo por Natália Pessini Pinto. Tecnologia do Blogger.